sexta-feira, 27 de maio de 2011

ALZHEIMER - SERIA O PROCESSO DA NEUROGÊNESE UM NOVO CAMINHO PARA A CURA?

19/02/2006 NÍVEL INTELECTUAL ACELERARIA O MAL DE ALZHEIMER
26/02/2006 MENTES BRILHANTES
18/04/2006 DEDICAÇÃO EXCLUSIVA
25/04/2006 DISQUE-DENÚNCIA PARA NITERÓI «2253-1177»
24/05/2006 ATIVIDADE FÍSICA PODE RETARDAR DESENVOLVIMENTO DE ALZHEIMER
06/07/2007 NEM TUDO É MALDADE OU AMENIDADE NA WEB
13/09/2007 ALZHEIMER - SERIA O PROCESSO DA NEUROGÊNESE UM NOVO CAMINHO PARA A CURA?

Antes mesmo de você nascer, seu cérebro está praticamente formado, produzindo espantosos 250.000 novos neurônios por minuto. Até a pouco tempo acreditava-se que ao nascermos nosso cérebro aprenderia coisas novas, mas não ganharia novos neurônios. Tudo isso mudou em 1998, quando os cientistas provaram que o cérebro produz, sim, novas células ao longo da vida – num processo batizado de neurogênese. Caía um dos mais arraigados mitos da ciência. Deste então, descobrir como surgem novos neurônios e para que eles servem se tornou um dos temas mais quentes da neurociência. É possível que dessas pesquisas saiam formas de curar doenças como depressão e Alzheimer, retardar o envelhecimento e até garantir um melhor funcionamento do cérebro para pessoas saudáveis.

Apesar de os cientistas terem visto sinais de novos neurônios em várias partes do cérebro, a produção está restrita a duas regiões. “É possível que ela exista em outras áreas de forma bem reduzida que não conseguimos detectar com os métodos atuais”, diz o neurobiólogo Alysson Motri, do Instituto Salk, EUA. O primeiro ponto é uma zona logo abaixo dos ventrículos (um bolsão de líquido no meio do cérebro) que produz neurônios relacionados aos sentidos. O segundo é o hipocampo, o que é intrigante porque ele é uma área essencial para a formação de memória, embora ninguém saiba dizer qual a função dos novos neurônios ali. “A neurogênese é um processo muito lento e fraco para dar conta da memória” complementa. Ou seja, ele descarta que os novos neurônios surjam a cada nova memória que gravamos – afinal temos muitas memórias e poucos neurônios nascendo. O mais provável é que eles tenham um papel mais limitado.

Mas não há duvidas de que a neurogênese é um processo importante. Sabe-se, por exemplo, que alguns tipos de derrames aumentam a produção de neurônios. A maioria deles morre, mas alguns conseguem chegar ao local da lesão e formar um remendo que não resolve os casos mais graves, mas corrige microderrames que acabam passando despercebidos. E um grande número de doenças, de uma forma ou de outra, está ligado à neurogênese. Entre eles o mal de Alzheimer: ratos modificados geneticamente para desenvolver a doença apresentam também problemas na neurogênese, prova de que alguma conexão há. E remédios capazes de estimular o nascimento de neurônios em cobaias, conseguiram atenuar os sintomas do mal Parkinson – uma abordagem que pode se revelar promissora para humanos.

O grande sonho de cientistas agora é controlar o processo para fazer o cérebro tapar os próprios buracos – mais ou menos como uma lagartixa regenera uma perna cortada. E, possivelmente, estimular o cérebro de pessoas saudáveis a fabricar neurônios – afinal, células novinhas em folha podem dar uma bela mão na hora de raciocinar. Ainda estamos distante deste sonho, mas já existe um caminho. “Muitos fatores que incentivam o crescimento de novos neurônios já são conhecidos”, diz o neurologista Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo. Um deles é evitar estresse, que sabidamente bloqueia o crescimento de neurônios. Outro é viver em um ambiente rico com estímulos mentais e físicos variados: basta colocar ratos em jaulas agradáveis e cheias de brinquedos divertidos para que a neurogênese triplique. O mesmo para banhos de sol – que fazem o corpo produzir vitamina D, essencial para o crescimento das novas células – e para uma dieta rica em colina, substância presente em gema de ovos e ingrediente-chave dos neurônios. Junte tudo isso e a sua mente, literalmente, começará a crescer.



22/09/2007 ABRAZ-RJ E O VIVAIDOSO FESTEJAM JUNTOS NO TEATRO MUNICIPAL O DMDA
30/01/2008 COMO ENVELHECER SEM FICAR VELHO?
12/02/2008 CAFÉ COM LEITE PODE EVITAR DEPRESSÃO
21/05/2008 ATENDIMENTO AOS IDOSOS NA ODONTOGERIATRIA
23/08/2008 CARTA DE PERNAMBUCO

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial